28 dezembro, 2004

Sobre o LugarComum

O mundo é um clichê. Guerra, fome, heróis x vilões, mesmos medos, mesmos erros, mesmas coisas, sempre, sempre, sempre. Sentimentos previsíveis, situações repetidas. Por isso que todo mundo se dá conselho mutuamente. Tudo acontece mais ou menos com todo mundo, só os detalhes mudam. E as exceções, aquelas que às vezes dão no jornal ("mulher é devorada por crocodilos no zoológico e abraça os animais enquanto é morta pelos animais"), só confirmam a regra. Tudo é clichê.

A começar por mim. Meus problemas são todos óbvios. Por mais complexo que eu tente fazê-los parecer, sempre milhões de pessoas já sentiram a mesma coisa: inveja, raiva, alívio, etc, etc, etc. É só não ser muito específico. Aí a gente olha ao redor... todo mundo igual. Um monte de cabecinhas andando pra lá e pra cá, com suas rotinas parecidas, tentando fugir disso - porque, sim, clichê é um saco. E se reconhecer isso dá uma crise existencial. Por isso que uma das fugar na auto-piedade é a tendência de achar que "ninguém me entende". Pois é, não entende mesmo, porque todo mundo é burro - e aí está mais um clichê - pra perceber que são sempre as mesmas histórias. E o Bush? Que clichezão... parece saido dos Power Rangers, de tão caricato. Ele e o Saddam, o Blair, o Lula... e o Yuschenko? Hm... boa pergunta. Eu diria que minha fascinação por países pouco comentados na mídia impede uma análise menos parcial.

Não adiantava tentar fugir, porque todo mundo que evita o clichê cai no mesmo: "quero fazer algo diferente". A tentativa de fuga já estava prevista no sistema. Não o anula, mas o reforça.
A vida é uma interminável repetição, uma novela mexicana disfarçada. Às vezes parece que é tudo produzido na Matrix, ou criado para o Show de Truman, de tão inesperadamente artificial. Eu esperava algo mais. Mas não posso negar que ainda seja ... interessante.

3 Comments:

Blogger Érica L. said...

Mas eu ainda acho que por mais banal e clichê que seja a sua vida, uma coisa grande sempre pode acontecer e quebrar todas as suas concepções de "vida e de morte"! :p Acho que é isso que torna tudo interessante. "Pode ser que sim, pode ser que não, mas o mais certo é quem sabe", já dizia o grande Chaves!

10:41 AM, dezembro 28, 2004  
Blogger Madame P. Mandrack said...

Um post que não seja meu!!!!!Êba!!!!!!
Meu bem, não enho como te dar conselhos e acho que vc não os quer pq tudo estaria previsto em Matrix.
Esse espaço nosso é para isso, escreva mesmo que seja algo que alguém ja tenha escrito.
beijos

1:20 PM, dezembro 29, 2004  
Anonymous Anônimo said...

Também me sinto assim às vezes... alíás, é natural que o ser humano devido a sua limitação flagrante se sinta assim mesmo...Já dizia Salomão, há milênios, em sua sabedoria, num texto bíblico que eu acho muito poético: "Não há nada de novo debaixo do sol" no demais "Tudo é vaidade"... (Eclesiastes 1)
Parabéns pelo texto! muito sincero e oportuno, devido ao momento histórico em que vivemos..
J.Isaac

8:10 PM, janeiro 07, 2005  

Postar um comentário

<< Home